Diário de Roacutan: 5 meses


Depois de tempos enrolando, agora tem mais um post sobre como estou enquanto uso o Roacutan! Na outra vez, fiz o primeiro post só depois de dois meses usando o remédio, já que no primeiro mês não vi nenhuma diferença gritante. O primeiro post sobre o Roacutan você pode ver clicando aqui.

Resolvi esperar mais três meses pra postar mais sobre o tratamento, quaaase pelo mesmo motivo: entre o 3º e o 4º mês as coisas continuaram mais ou menos as mesmas...

Recapitulando o que mudou na minha pele nos dois primeiros meses:

Muito ressecamento no rosto, nos lábios e nos olhos, pele extremamente fina que fazia eu me cortar com qualquer coisinha e raiz do cabelo tão seca que podia ficar até 4 dias sem lavar! Praticamente todas as espinhas tinham sumido, aparecendo só uma ou outra ocasionalmente (geralmente naquela época de TPM), que em 2 dias já sumia. A maioria dos cravos também sumiu até o 2º mês, mas em algumas partes do rosto (perto do nariz e no queixo) elas ainda persistiam! haha Por fim, a pele do corpo todo também ressecou bastante... Nesse meio tempo criei o hábito de passar cremes todo santo dia.

Agora a parte nova do 3º ao 6º mês:

A partir do terceiro mês, minha dermatologista alterou a dosagem da Isotretinoína. Como já disse no outro post, estou tomando o genérico do Roacutan, que é a mesma coisa só que mais barato. Não foi uma mudança drástica, mas já deu uma boa diferença no tratamento.

A pele em geral ainda está BEM seca! Realmente não tem mais aquela oleosidade de antes, mesmo que pouquinha... O que fez diferença real desses últimos meses para o 1º e 2º mês é que a pele não está mais ressecada ao extremo! Como falei no post anterior, algumas vezes precisei usar um hidratante no rosto porque ficava MUITO ressecado de modo que, ás vezes, a pele craquelava perto da boca e do nariz, ficando bem feio mesmo.

Nesses 2 último meses a pele continuou bem seca, mas sem ressecar, entendem? Não precisei mais usar hidratante no rosto porque a pele já estava ok! Não craquelou, nem incomodou... Ela só continuou seca e pronto.

O único produto que continuo passando no rosto é o protetor solar, toda vez que saio de casa.

Em compensação com a pele do rosto, os lábios ressecaram mais ainda. Se antes eu precisava usar hidratante labial 5 vezes ao dia, agora eu uso 20 vezes! Usei o Epidrat pra lábios até ele acabar. Depois disso continuei com o hidratante labial da Nívea (um antiguinho que já tinha em casa), e sinto que ele foi ainda melhor que o Epidrat! Nívea é Nívea, né gente?!

Os olhos pararam de ressecar, por mais estranho que pareça. Uma vez ou outra que aplico colírio, e quando aplico geralmente é na parte da noite. Mas como eu disse, é só vez ou outra mesmo que ele volta a ressecar!

A pele do corpo também já não está TÃO ressecada como antes. Ainda preciso da rotina com os cremes, mas acabo usando só de manhã quando acordo e vez ou outra antes de dormir. A pele ainda arranha com facilidade, mas menos do que antes. Exemplo: Se a Nina me arranhar vai ficar um arranhão daqueles! Agora se eu sem querer "me arranhar" com a própria unha, a pele não se corta mais! Nos primeiros meses, qualquer coisinha que eu passasse sem querer na pele, como minhas unhas ou então um papel que nem fosse tão fino, ela já se cortava. Agora como a pele não está tão sensível, os arranhões que cortam são mais normais...

Uma coisa que realmente mudou nesses meses foi o ressecamento no nariz. Não na parte de fora do nariz, e sim nas narinas mesmo! Foi uma coisa que ressecou DEMAIS logo que mudei a dosagem da Isotretinoína. É um efeito colateral "normal" do remédio, mas que já vi que nem todo mundo que faz o tratamento tem. Não cheguei a ter sangramentos, mas ressecou de uma forma horrenda! É um incomodo bem ruinzinho, mas que dá pra conviver de boa usando rinosoro...

O último detalhe sobre ressecamentos em gerais: o cabelo! Já falei aqui que o cabelo, principalmente na raiz, resseca bem, só que de uma forma maravilhosa, principalmente pra quem normalmente tem pele e raiz dos cabelos oleosa! Fico muito feliz em dizer que o cabelo continua lindo e maravilhoso! HAHA Talvez não esteja seco ao ponto de ficar sem lavar 4 dias, mas ele definitivamente ainda aguenta 2 dias sem lavar tranquilamente!

Em relação às espinhas e aos cravos, que é o que vocês REALMENTE devem estar interessados: As espinhas definitivamente sumiram da minha vida no 4º mês. Sumiram MESMO! Antes ainda aparecia uma ou outra que desaparecia em 2 dias, mas agora NEM ISSO! A única coisa que ainda tem um pouco são cravos (bem pouquinho!).

Mesmo ainda tendo alguns cravinhos, eles são beeeeeem poucos mesmo, e não estão em uma parte específica do rosto que nem antes (perto do nariz e no queixo). No nariz ainda tem bem pouquinho e são super pequenos e imperceptíveis. Sabe aqueles cravinhos branquinhos que só você vê e só sente se passar a o dedo por cima (e mesmo assim quase não dá pra sentir)?! Mas como eu disse, não dá nem pra ver!

Fora isso só tem mais algumas manchinhas também, mas que deram uma diminuída ao longo desses meses. Sem maquiagem, o rosto está ÓTIMO, de verdade! Por mais que eu prefira usar pelo menos uma base pra sair, a pele fica ótima sem nada mesmo. Quando me maqueio, só com uma base levinha a pele já parece PERFEITA!

ANTES (COM MAQUIAGEM):

2 MESES DE TRATAMENTO:

6 MESES DE TRATAMENTO:

Esses são todos os detalhes que eu tive e senti nesses últimos meses, totalizando até agora 6 meses de tratamento! Já falei com minha dermatologista e o tratamento vai durar pouquíssimo, ou seja, já está na reta final! O próximo post provavelmente já vai ser do tratamento finalizado!

Espero que o post esteja ajudando quem está na mesma fase de tratamento que eu e que tire um pouco do nervosismo de quem está no iniciozinho e não sabe o que esperar pela frente. Lembrando que não sou dermatologista e nem estou indicando que você faça o tratamento com Roacutan/ Isotretinoína. Só um dermatologista pode te indicar o tratamento e receitar a medicação, lembrando também que é um remédio FORTE e CHEIO de efeitos colaterais, que deve ser tomado com muitos cuidados (consultas constantes com seu ou sua dermatologista e exames de sangue frequentes).

#Acne #Espinhas #Isotretinoína #DiárioRoacutan #Roacutan

Sobre

Natasha Hora, 25 anos, formada em Design pela PUC-Rio e apaixonada por fotografia. Alérgica a tudo que tem leite e derivados, além de intolerante à lactose. Criei o blog pra compartilhar um pouco sobre viagens e lugares "alergy-friendly" pelo mundo.

Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.