Diário de Roacutan: Primeiros 2 meses

Como já falei nesse post aqui, estou fazendo tratamento com Roacutan. Como prometido, vai ter diário de tratamento, onde vou dizer tudo que aconteceu, mudou ou não mudou! Fiquei muito na dúvida se fazia um post logo no primeiro mês, pelo seguinte motivo: Não vi tantas diferenças! Só fui notar coisas novas acontecendo de verdade a partir do segundo mês...

Bom, vamos começar, né?! Primeiro de tudo, como minha pele era antes? Já disse no primeiro post sobre o Roacutan (se você não viu, clica lá pra ver!) que o problema da minha pele não eram aquelas espinhas horrorosas e gigantes. Volta e meia até apareciam algumas mesmo... Mas o principal que me incomodava era a quantidade de espinhas (sempre tive MUITAS de uma vez) e a dificuldade que elas tinham de secar e sumir! Pode parecer uma coisa meio ridícula e simples pra alguns, mas era algo que REALMENTE me incomodava, inclusive por já ter passado dessa fase de "espinhas de adolescente" faz aaanos! Já era algo que devia ter desaparecido da minha vida, ou pelo menos diminuído consideravelmente!

Logo aqui embaixo já coloquei uma foto pra vocês terem uma noçãozinha de como meu rosto ficava. Só pra constar: Eu estava de maquiagem nessa foto e com uma base de alta cobertura. Já aproveito pra dizer logo que maquiagem era uma coisa que não durava tanto no meu rosto! Como tenho (ou tinha?!) a pele bem oleosa, mesmo usando alguns produtos pra controlar (e foram vários testados ao longo dos anos!), o problema nunca se resolvia por completo e a maquiagem acabava "derretendo" da pele. Se eu me maquiasse ao meio dia, por volta das três da tarde, ou até antes, já estava tudo uma desgraça!

Isso foi nesse ano, há uns 3 meses atrás, pouco antes de começar o tratamento. Além dos comprimidos de isotretinoína (nome genérico do Roacutan), continuei usando os produtos de pele de antes: o Triacneal da Avene, pra controlar a oleosidade, e o Clindoxyl, pras espinhas mesmo. Menos de 1 mês depois de ter começado o tratamento, parei de usar os dois produtos já que a pele secou bastante e as espinhas já não precisavam do produto pra secarem rápido!

Agora, o que mudou com o Roacutan depois de 2 meses?

Vamos por partes! No rosto as mudanças principais foram:

- Ressecamento da pele

- Ressecamento dos lábios

- Ressecamento leve nos olhos

- Pele mais fina e sensível

Tudo isso é normal! Vamos dizer que, de certa forma, o ressecamento geral do seu rosto vem no "pacote" principal do tratamento! haha

A pele, de modo geral, ficou bem seca! Se antes a maquiagem não durava quase nada, hoje eu posso passar um dia INTEIRO das 9h da manhã até meia noite e meia com tudo intacto, sem um pinguinho de oleosidade! Óbvio que durante o dia sempre passo protetor solar, antes de qualquer coisa, pra proteger e até hidratar e aliviar um pouquinho a "secura" da pele. Quando não uso o protetor, o Cleanance da Avène, por não sair de casa ou estar de noite, e a pele está muito ressecada e incomodando, passo um hidratante mesmo! Tenho usado o Acniben, que minha dermatologista indicou, que hidrata mas não ao ponto de deixar a pele oleosa de novo! :)

Junto do ressecamento, a pele também ficou bem mais fina! Qualquer coisinha que encosta já fico vermelha e me coçando, às vezes até com umas placas. Tenho uma vira-lata gigante em casa que ama brincar e tacar as patinhas na minha cara! No final da brincadeira parece mais que fui atacada por um urso enorme do que um cachorro!

Olhos e boca também ressecaram! Olhos nem tanto, apenas o suficiente pra ter que pingar um colírio 2 a 3 vezes ao dia (uso o Hyabak). Pra quem tem nervoso de coisas nos olhos, isso é um sacrifício e uma tortura, mas fazer o que né?! Já a boca ficou BEEEEM ressecada! Quando eu digo "BEM" é BEM MEEEEESMO!!! Já sou uma pessoa que a boca resseca fácil normalmente, com ou sem tratamento de pele, então imaginem com um remédio que vai ressecar tudo de uma vez! Consequência: hidratante labial de meia em meia hora! Não, não é exagero. É necessidade real e urgente! O hidratante é o Epidrat!

Pra quem não sabe, os efeitos do Roacutan não se estendem só ao rosto, eles mexem no seu corpo inteiro! Outras coisinhas que mudaram:

- Braços e pernas sempre ressecados

- Pele mais sensível a cortes

- Cutícula das unhas mega ressecada

- Cabelo com raiz sequinha

Essa parte dos braços e pernas ressecando e dos corte é mais recente, quando já estava quase pra entrar no terceiro mês. Basicamente o que acontece é que a parte de cima do braço (tríceps e bíceps, HA! to sabendo!), cotovelos, joelhos e pernas ressecam muito rápido! Sabe quando a pele resseca tanto que dá umas bolinhas? Poisé, os braços estão desse jeito! Passo hidratante toda hora, mas os bracinhos são resistentes... Não é uma coisa que incomode MUITO, mas incomoda de qualquer jeito, né...

Sobre ser mais sensível a cortes... não é algo contínuo, mas sabe aqueles cortezinhos de papel? Coisinha fina mesmo! Essa última semana eu senti que tenho me cortado com muito mais facilidade com isso. Como já falei da minha dog, os arranhões dela também parecem ter aumentado. Pode ser só coincidência também, mas tenho a impressão de que como a pele tá mais fina e sensível num todo, os cortes e arranhões ficaram bem mais propícios! Nada que não dê pra conviver! haha

Por último, a parte boa do negócio! Junto da pele oleosa pra caramba, o que vivia ficando sempre oleoso também?!?!?! O CABELOOOO! Na real, meu cabelo é um caso de amor e ódio, porque ele não é todo oleoso! Normalmente minha raiz é bem oleosa e as pontas são secas. O que acontecia era que mesmo com os produtos certos, sempre que eu ajeitava uma parte, acabava prejudicando a outra... Eu era daquelas pessoas que tinham que lavar o cabelo TODO SANTO DIA. E nem sempre as coisas eram lindas e maravilhosas.

O que aconteceu depois do Roacutan??? O cabelo ficou perfeito! Imagina uma raiz sequinha, porém sem ser ressecada! Agora imagina uma ponta seca mas que qualquer creme/ óleo de arganel/ etc já resolve! Maravilhoso, né? Pasmem! Mas já fiquei 4 dias sem lavar o cabelo e ele continuou PERFEITO! Nunca me dei tão bem com a minha juba! <3

Por fim, as espinhas realmente deram uma desaparecida, no geral! Por enquanto até aparece uma ou outra durante a semana, mas em dois dias ela já some. Os cravinhos também diminuíram um pouco! O que ainda está bem visível são as manchinhas de espinhas passadas mesmo, mas até elas têm diminuído junto.

Já deu pra ver bastante diferença da foto antiga pra essa nova né? De qualquer jeito, vamos seguindo com o tratamento e ver no que ainda vai dar!

#DiárioRoacutan #Roacutan #Isotretinoína #Acne #Espinhas #Tratamentodepele

Sobre

Natasha Hora, 25 anos, formada em Design pela PUC-Rio e apaixonada por fotografia. Alérgica a tudo que tem leite e derivados, além de intolerante à lactose. Criei o blog pra compartilhar um pouco sobre viagens e lugares "alergy-friendly" pelo mundo.

Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.