Alergia a leite x Intolerância à lactose

Desde o primeiro post aqui no blog vivo falando um pouquinho sobre alergia a leite e intolerância à lactose, aliás, esse era o propósito principal desse espaço, compartilhar dicas, produtos, lugares e outras coisas relacionadas a alergia e intolerância, seja à lactose, leite, glúten, frutos do mar, e o que mais existir de alergias nesse mundo!

Nesse iniciozinho acabei focando muito em NY, nos restaurantes de lá e em algumas dicas meio pontuais, mas a partir de agora vou começar a falar sobre alergia de forma mais generalizada. Fiquei pensando por um bom tempo como começar a falar desse assunto, se eu já entrava direto na questão dos produtos, de receitas, de substituições ou continuava falando de restaurantes e comida, mas de forma mais próxima (Rio de Janeiro, lojinhas, produtos de supermercado, etc.). Então pensei que nada melhor do que começar explicando a diferença entre alergia e intolerância alimentar! Apesar de parecer uma coisa óbvia pra quem convive com isso, pode não ser tão simples ou fácil de entender pra quem está começando a ter sintomas agora, ou pra quem convive direto com alguém que tem esses prolemas (amigos, parentes...).

Então, primeiro de tudo: o que é alergia e o que é intolerância?

A alergia é uma reação imunológica do seu corpo que interpreta o "alérgeno" como um invasor, ou seja, uma substância estranha que ele não reconhece, praticamente como um vírus, que vai te fazer mal! Então, o seu corpo começa a reagir pra combater essa substância, gerando várias reações alérgicas: dores no estômago, enjoos, tosse e espirros, vermelhidão da pele, coceiras, inchaço da língua e garganta, vômito, falta de ar e até edema de glote (quando a garganta se fecha totalmente).

Já a intolerância é uma reação digestiva em que a pessoa tem dificuldade de digerir algum componente do alimento. Geralmente, o que acontece é que o alimento demora muito mais tempo pra ser digerido ou então não é digerido de forma alguma, podendo causar dor abdominal, enjoo, vômito e diarreia, abdômen distendido.

Existem pessoas que tem as duas coisas? Sim, existe! Eu sou uma delas! hahaha

No meu caso, tenho Alergia a Leite e Intolerância à Lactose. Mas nem sempre uma precisa vir acompanhada da outra. Há pessoas que só tem a alergia ao leite, como outras que só tem intolerância à lactose.

Mas qual a diferença específica entre uma e outra?

Quem tem Alergia a Leite, tem alergia à uma ou a todas as proteínas do leite de vaca (Caseína, Alfa-Lactoalbumina, Beta-Lactoglobulina), enquanto quem tem Intolerância à Lactose, tem pouca ou nenhuma enzima (lactase) pra digerir o açúcar do leite (lactose).

É por isso que vários produtos "sem lactose" não fazem diferença alguma pra quem tem alergia e só servem pra quem tem intolerância. Apesar de não terem lactose, todos esses produtos ainda tem as proteínas do leite, causando um mal danado a quem tem alergia.

Existem vários outros tipos de alergias e intolerâncias alimentares como, por exemplo, glúten, trigo, ovos, nozes, camarão, lagosta e outros frutos do mar, além de diversos níveis de cada alergia e intolerância. Algumas pessoas são mais alérgicas ou tem maior sensibilidade em relação a um alimento do que outras. E, é claro, que o nível de cada um vai influenciar nas reações que você pode ter.

Não uma intolerância alimentar vai estar ligada ao açúcar do alimento, como no caso da intolerância à lactose é ao açúcar do leite. Algumas intolerâncias alimentares, como ao glúten, estão relacionados ao nível de sensibilidade à proteína (no caso, o próprio glúten). Vou falar só do Leite e da Lactose por aqui, por ser o que tenho mais conhecimento e exemplos pra dar.

A maioria dos sintomas de Alergia aparece quando você ainda é bem pequeno, podendo até já nascer com ela e, em alguns casos, desaparecer com o tempo. Já a Intolerância pode aparecer em qualquer idade, até mesmo em adultos e, em alguns casos, o tratamento é basicamente excluir o alimento, ao qual você é intolerante, da sua dieta.

Como eu descubro que tenho alergia ou intolerância a algum alimento?

Existem vários testes pra se descobrir uma alergia, desde testes cutâneos até exames de sangue. Em alguns casos você pode fazer um teste específico pra um alérgeno e, em outros, o teste já indica TODOS os alimentos que você tem alergia de uma vez só!

Existem também vários tipos de tratamento pra alergias alimentares, dependendo também do nível de cada uma delas. No meu caso, faço tratamento de Imunoterapia Ativada (ITA) no Pró-Alérgico Ciência.

Pra quem tem Alergia a Leite e derivados exitem várias coisas que você pode usar na hora de substituir o leite de vaca em algumas comidas e receitas: leite de soja, leite de arroz, leite de amêndoas, leite de coco e até água (sim! esse último serve pra substituir em algumas receitas, é sério!)

Não esquecendo que quem tem alergia a leite, também não pode comer seus derivados (queijo, manteiga, margarina, creme de leite, leite condensado, etc). Parece uma coisa boba e super óbvia, mas tem muita gente que não liga uma coisa a outra e esquece que tudo isso é derivado do leite.

Hoje em dia, já existem várias marcas e produtos no mercado com opções pra quem tem alergia a leite, desde produtos veganos (sem nenhuma proteína animal) até produtos que não possuem especificamente proteínas do leite.

O único cuidado que você precisa tomar na hora de comprar alguma coisa é checar se o produto possui "traços de leite"! Isso quer dizer que aquilo não leva leite, mas pode ter sido contaminado na hora de ser manufaturado, cortado, ou embalado na mesma máquina ou junto de algum outro produto que contém leite. O mesmo acontece em restaurantes: quando uma comida totalmente sem leite foi feita em uma panela, frigideira ou grelha por onde já passou algum derivado de leite.

Esse processo onde um alimento que não te causa alergia entra em contato com um alérgeno geralmente é chamado de contaminação cruzada.

Pra quem tem intolerância à lactose a variedade de produtos é maior ainda! O que não falta nas prateleiras de qualquer lugar hoje em dia são produtos estampados de "Sem lactose". Além disso, quem tem intolerância já pode comprar enzima em uma farmácia e comer qualquer refeição com lactose sem problema algum! Os sachês ou comprimidos de enzima funcionam como uma reposição momentânea de lactase: você toma o remédio um pouco antes da refeição (por volta de 30min antes) e pode comer tranquilo depois.

Não sei se consegui esclarecer tudo, mas espero que eu tenha ajudado quem tem alergia a leite ou intolerância a lactose, ou quem conhece alguém que tenha um dos dois problemas. Lembrando que se você tem algum sintoma alérgico ou de intolerância alimentar, deve procurar um médico alergista que vai poder te indicar o melhor teste e tratamento pro seu problema, assim como te dar todas as explicações possíveis sobre a sua alergia/ intolerância!

#alergia #alergiaalimentar #alergiaaleite #alergiaàproteínadoleite #intolerância #intolerânciaalimentar #intolerânciaàlactose

Sobre

Natasha Hora, 25 anos, formada em Design pela PUC-Rio e apaixonada por fotografia. Alérgica a tudo que tem leite e derivados, além de intolerante à lactose. Criei o blog pra compartilhar um pouco sobre viagens e lugares "alergy-friendly" pelo mundo.

Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.